Pesquisa personalizada

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

O que é o freio ABS com EBD.

Inicio mais um post com uma curiosidade minha, afinal de contas o que é o tal de EBD.
Bom, todo mundo sabe o que é um freio ABS, mas para renovar as idéias vamos para uma rápida explicação. O freio ABS é um sistema eletrônico que evita com que as rodas travem, ocasionando dessa forma a mudança do atrito dinâmico para o atrito estático. Como você estudou no seu segundo grau, o atrito estático é aquele exercido até o início da movimentação do respectivo corpo em atrito com a superfície e o atrito dinâmico é aquela resistência que ocorre entre o corpo e a superfície durante a movimentação. Sabe-se então que em qualquer corpo e em qualquer superfície o coeficiente de atrito estático é maior que o dinâmico, com isso resume-se que um carro tende a parar mais rápido se o atrito exercido pela roda e o asfalto seja somente o estático.
Me passei um pouco, mas a história aqui é sobre o EBD, que é uma sigla em inglês que quer dizer controle de distribuição da força de frenagem. Esse sistema faz com que em cada roda seja aplicada uma força de frenagem diferente, conforme a distribuição das forças resultantes aplicadas no sistema carro e pista. Imagine você magrinho dirigindo seu carro a 190Km/h com sua tia gorda no banco do carona pesando uns 100Kg a mais que você, nessa situação em uma frenagem brusca o sistema EBD irá aplicar uma força maior nas rodas do lado do carona que do seu lado para estabilizar o carro.
É mais ou menos isso aeee, hehehe.

Deixe seu comentário, não da tia gorda, mas do seu carro com ABS/EBD.

Falow.

45 comentários:

  1. Saudações!
    Amiga Sarita,
    Que Post Fantástico!
    Gostei muito da sua explanação, além de nos esclarecer é extremante educativo.
    Parabéns pelo Post!
    Abraços fraternos,
    LISON.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Respondeu com alegria,mas continuo na mesma.

      Excluir
    2. VOLTE PARA A ESCOLA, QUE TUDO EM SUA VIDA VAI MELHORAR.

      Excluir
    3. Gostei do exemplo parece que estava falando pra mim mesmo!!!!!! kkkkkkk

      Excluir
  2. parabens pelo post.

    muito interessante a materia, alias, muitas pessoas nao tem ideia do que seja EBD.

    ResponderExcluir
  3. Oi,

    Visitando para ver novidades e para dar-lhe uma prenda.

    Prenda de Natal do Utilnet para si (só até 31/12/2009):
    http://utilnet.blogspot.com/2009/12/download-gratuito-office-baixar-gratis.html

    Desejo-lhe um FELIZ NATAL cheio de alegrias, Paz e Saúde.
    Próspero ANO NOVO.
    Abraço,
    Miguel (Utilnet)

    ResponderExcluir
  4. Sarita,

    Gostaria que esta Época Natalícia fosse marcada pela Paz e Saúde, no seio da tua família e no Mundo. Desejo que em 2010 a humanidade possa tomar consciência, de que o nosso Planeta precisa de ajuda para superar a Fome, a Guerra, a Desigualdade, a Flora e a Fauna.

    Feliz Natal e um Próspero Ano Novo!

    Beijos
    Luísa

    ResponderExcluir
  5. Meu seu blog é espetacular show, not°10 desejo muito sucesso em sua caminhada e objetivo no seu Hiper blog e um feliz natal e ano novo com muita saúde, paz, alegria amor e que DEUS ilumine os seus caminhos e da sua familia
    UM grande abraço e tudo de bom
    http://maximumforma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. hi.. just dropping by here... have a nice day! http://kantahanan.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Quero agradecer pela sua especial participação no Projeto Cápsula do Tempo 2010.

    Que 2010 seja um ano especial para todos nós!

    E como forma de reconhecimento de sua participação aqui está o selo deste projeto:

    http://img195.imageshack.us/img195/6495/selocapsuladotempo.jpg

    Um abraço fraterno!

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem?!

    Eu me chamo Tiago Dias e sou o dono administrador do Blog ATI&D – (Alta Tecnologia, Informação & Diversão) - http://www.siteatied.blogspot.com/ - e eu estava navegando pelo diHITT quando encontrei o seu blog e percebi que você me segue na comunidade. Eu o achei muito interessante e qualificado. Isso me levou ao interesse de criar uma parceria entre o Blog ATI&D e o seu para a Troca de Banners que irá beneficiar a ambos, pois desta maneira estaremos melhorando o nosso status perante os mecanismos e motores de busca que nos enviarão mais visitas.

    Caso você esteja interessado em realizar uma parceria para Troca de Banners com o Blog ATI&D, adicione o meu Banner, que você poderá encontrar na página inicial do Blog ATI&D, na página inicial do seu blog e envie um e-mail como resposta. Em seguida irei adicionar o seu Banner na página inicial do Blog ATI&D concretizando assim a nossa parceria.

    O Blog ATI&D tem PageRank 4 e isso irá beneficiá-lo bastante. Tínhamos fechado o departamento de Troca de Banners, mas estamos com planos de abrir e fechar parcerias somente com blogs profissionais assim como o seu.

    Desde já agradeço sua análise, decisão final e aguardo o seu retorno.

    Caso não esteja interessado em uma parceria para Troca de Links ou Troca de Banners, não precisa responder este e-mail.

    Grato.

    ResponderExcluir
  9. Tiago;

    Eu não utilizo o recurso de troca de banner no meu blog, para que o mesmo fique o mais limpo possível e também para que as pessoas que acessam através de lugares onde a internet é bloqueada não visualizem espaços no blog com um X, devido a restrições.
    O que eu faço e gostaria de propor é a troca de Links, onde eu coloco o link do seu blog na área de links interessantes.

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  10. Hi... Looking ways to market your blog? try this: http://bit.ly/instantvisitors

    ResponderExcluir
  11. Parabens! pelo blog
    No intuito de prestar um serviço interessante a todos
    indico esse site para divulgação gratis
    banner-brasil.com

    ResponderExcluir
  12. ve isso em carros de corida nao?
    vai ser muito bom quando chegar nos populares

    ResponderExcluir
  13. Muito boa a explicação ^^
    adorei mesmo, Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  14. Gostei muito da explicação do carro muito inteligente.E o comentario da tia gorda todos nos temos uma na familia...rsrsrs....

    ResponderExcluir
  15. Maaaano... muito loco esse post! Valeu! Agora sim saquei esse negócio do EBD... estava em dúvida se isso era um diferencial, mas vc esclareceu. Muito obrigado! Por favor, continue com o bom trabalho!

    ResponderExcluir
  16. Oi, foi boa explicação mesmo... parabéns... ah, mas e se em vez da tia, for a sogra? o que acontece? srsrsrs... abraço...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com a sogra era preferível ficar com o freio normal do velho FUSCA.

      Excluir
  17. Meu, que legal.
    Eu queria justamente saber sobre o ABS também, teu post veio MUITO a calhar!
    Parabéns pelo blog, continue com esse belo trabalho.
    Daqui pra frente virei aqui mais vezes, pra aprender ainda mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, volte sempre. heheh

      Excluir
  18. " ocasionando dessa forma a mudança do atrito estático para o atrito dinâmico". É ao contrário! Deste jeito eu sairei do ponto "parado" ao "movimento" antes da minha tia gorda. E não do "movimento" ao "parado". A minha tia gorda leva mais tempo para parar pelo momento inercial.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernando;

      Realmente, eu conceituei o atrito estático e dinâmico abaixo de forma correta mas na frase acima inverti eles. Obrigado pela observação.

      Excluir
  19. Parabéns pelo blog e gostei muito da matéria EBD.

    ResponderExcluir
  20. (um carro tende a parar mais rápido se o atrito exercido pela roda e o asfalto seja somente o estático.)
    Isso está correto? Estático não é travado...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse é um erro comum cometido pelos estudantes que estão aprendendo atrito. O atrito é a oposição ao movimento de uma superfície "arrastando na outra". Se a roda está travada e arrastando no asfalto esse atrito está gerando um movimento, então chamamos de atrito dinâmico. Se a roda do carro está girando no asfalto, isso quer dizer que a roda não esta arrastando no asfalto, esse atrito é o atrito estático.
      Física básica estudada no segundo ano do ensino médio.

      Ats.

      Excluir
  21. I apreciated the explanation, I first I thought it was a 7 head beast....srsrsrsrs, now everthing is very clear

    ResponderExcluir
  22. (um carro tende a parar mais rápido se o atrito exercido pela roda e o asfalto seja somente o estático.)

    Obrigado pela explicação sobre o atrito estático ou dinâmico, então tenho mais uma pergunta.
    O sistema de freio com ABS/EBD sempre produz um atrito puramente estático quando acionado?

    Obs: Entendo que um carro andando normalmente e com velocidade constante no asfalto produz somente atrito estático.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso mesmo. O ABS utilizando os seus sensores e sua lógica de controle, faz de tudo para evitar que as rodas travem, ou seja, evitam o atrito dinâmico sobrando somente o estático.

      Excluir
  23. Muito obrigado pelo post. Como disseram acima, muito educativo. Eu sabia o que significava a sigla porque o vendedor me falou, mas não sabia o mecanismo. Procurei no Google e cai no seu blog. Muito agradecidis

    ResponderExcluir
  24. Meu nome é Luis. Muito bom o seu post. Explicou bem algo que eu tinha dúvidas! Parabéns!

    ResponderExcluir
  25. Da para perceber claramente o funcionamento do EBD qdo freamos em ruas com imperfeiçoes. O carro torce ao frear encima de uma pedra (por exemplo) e o EBD alinha o carro rapidamente

    ResponderExcluir
  26. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  27. Poxa, muito legal sua explicação. Aposto que todos entenderam! Vlw, parabéns e que Deus abençoe sempre!

    ResponderExcluir
  28. How To select The Ideal Movie Price tag

    Also visit my site: video convert to mp3

    ResponderExcluir
  29. Gostei muito da explicação do carro muito inteligente.E o comentario da tia gorda todos nos temos uma na familia...rsrsrs....http://www.adesivosunha.com.br

    ResponderExcluir
  30. Obrigada, matéria bem explicativa e com ilustração de situação.

    ResponderExcluir
  31. Meus parabéns. Fantástico!
    ri muito

    ResponderExcluir
  32. Não sou expert no assunto, mas pelo que sei, o EBD é apenas um programa que roda dentro da central eletrônica do ABS. O EBD NÃO interfere nas rodas dianteiras do carro, a única coisa que ele faz é modular a pressão na linha de freio das rodas traseiras, por isso carros de passeio dotados de centrais de ABS que incorporam o EBD não possuem mais aquelas válvulas limitadoras de pressão no eixo traseiro (aquela válvula faz uma limitação "burra" e pouco eficiente).

    O EBD limita a pressão nas rodas traseiras somente quando necessário e na medida ideal para que o comportamento do carro durante a frenagem seja o mais equilibrado possível. Ele faz a leitura da rotação das rodas para modular a pressão nas rodas traseiras, é um controle bem mais eficiente do que aquelas válvulas adotadas em carros sem ABS/EBD !!

    Por isso, em qualquer frenagem em curva, piso irregular, frenagem brusca, estará lá o EBD a comandar as válvulas do ABS e bloqueando ou deixando passar mais pressão para as rodas traseiras, independente se o ABS irá intervir na frenagem ou não.

    Isso não tem nada a ver com a distribuição de peso dentro do carro.

    ResponderExcluir
  33. Excelente post, muito bom para leigos entenderem de uma vez por todas como é o funcionamento...

    Sei que o post é bem antigo, mas vou dar uma complementada.
    Não sei se é nas novas gerações dos carros com ABS + EBD mas atualmente também atuam em curvas, se você estiver em alta velocidade em uma curva, mesmo que você não pise no freio ele atua, por exemplo... você entra a 160km/h em uma curva para a direita onde no máximo consegue fazer a 120km/h... o EBD vai atuar nas rodas da DIREITA fazendo com que corrija a curva e não o deixe sair da pista... uma segurança a mais

    As gerações mais antigas do ABS atuavam constantemente, ou seja, pisou no freio já estavam atuando, o que fazia com que a distância de frenagem fosse maior e desgastasse todo o sistema mais rapidamente. Atualmente já está na geração 4 ou 5, não lembro direito, mas atualmente só atuam mesmo quando necessário.

    ResponderExcluir

Ocorreu um erro neste gadget