segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Como funciona o sensor de estacionamento

Como funciona o sensor de estacionamento
Ultimamente tem se tornado popular, o uso de sensores de estacionamento, principalmente na parte traseira dos carros. O que antes era artigo de luxo em carros importados, hoje já é instalado em carros populares por simples comodidade.
Em alguns carros, onde o sistema já vem instalado de fábrica, é incluído no painel avisos luminosos ou até mesmo um display onde indica a distância do objeto. Em casos mais simples o aviso de distância do sensor de estacionamento funciona através do som, onde um bip vai se repetindo de forma mais rápida quando o objeto fica mais próximo e se torna contínuo quando chegou ao seu limite.
O funcionamento é simples e a tecnologia já é conhecida a um bom tempo, o chamado ultra som.
É o mesmo princípio utilizado em radares de avião e os radares móveis utilizados pela polícia de transito, funcionando da seguinte forma.
Uma alta frequência sonora não audível ao ouvido humano é emitida pelo sensor, esse sinal reflete no objeto a ser medido voltando para o sensor. O tempo em que esse sinal demora para sair e voltar nos dá a distância do sensor ao objeto, sabendo que a velocidade do som é 340 metros em 1 segundo.
Se o sinal não retorna em um determinado tempo quer dizer que o objeto está muito distante, ou simplesmente a onda sonora não conseguiu refletir, o que acarreta  na limitação do sistema, que não reconhece objetos muito pequenos ou fora do raio de ação dos sensores.

Espero ter contribuído com mais este post.

Não esqueça do seu comentário, ele é muito importante para o aperfeiçoamento do blog.

Obrigado.