Pesquisa personalizada

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Como funciona o sensor de chuva do limpador de pára-brisa

Atualmente muitos carros ditos não populares, ou seja, de linhas mais sofisticadas, possuem limpadores de pára-brisa inteligentes, com sensor de chuva. Quando o pára-brisa é molhado, automaticamente o limpador é acionado, não precisando da intervenção do motorista na alavanca ao lado do volante.
Algumas pesquisas e testes já foram feitas para eliminar a utilização do limpador de pára-brisa, uma delas foi o desenvolvimento de uma película onda a água não ficava acumulada e logo em seguida um outro sistema, que utilizava do ultra som para quebrar as gotas, eliminando-as do vidro.
Esses sistemas apresentaram muitos problemas, o que acabou não sendo comercializado e popularizando-se. Já o sensor de chuva como forma de automatizar os limpadores de pára-brisa estão indo muito bem obrigado.
O sistema funciona com a utilização do fenômeno físico da refração total. No canto do pára-brisa perto do espelho retrovisor é fixado o sensor de chuva. Esse sensor de chuva emite uma luz infravermelha em um ângulo de 45 graus em relação ao vidro, ocasionando a refração total, em que é medida a quantidade de luz recebida pelo sensor de chuva. Quando existem gotas no vidro, essa refração é prejudicada, desviando o raio de luz para outras direções, diminuindo a incidência sobre o sensor de chuva, que aciona o sistema do limpador de pára-brisa.
Esse sistema sensor de chuva e limpador de pára-brisa é inteligente, pois além de ser acionado os limpadores, a sua velocidade também é regulada através de um software, conforme a quantidade de água acumulada sobre o vidro, a fim de deixar sempre uma visão nítida para o motorista.

Você tem esse sensor de chuva no seu carro?

Então deixe o seu comentário sobre ele.

22 comentários:

  1. Daqui a pouco não vamos mais dirigir, nem escolher o caminho... e por aí caminha a humanidade...

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Indiquei vc para receber um selo
    http://alquimistascom.blogspot.com/2009/02/olha-que-blog-maneiro.html
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Interessantíssimo o seu blog.
    amei te visitar.
    Mirna

    ResponderExcluir
  4. Muito bom valeu abraço e sucesso:-)

    ResponderExcluir
  5. É PESSIMO O ATENDIMENTO DO SOLAR DO TENORIO, ESTA POUSADA FICA NA RUA MARIA CRISTINA,43 PRAIA DO TENORIO-UBATUBA É DE UMA CONTRUTORA CHAMADA CEL-CONTRUTORA QUE FICA EM SÃO PAULO. A DONA CHAMADA LENILCE É GROSSA ,MAL EDUCADA,ESTUPIDA. O CASEIRO DA POUSADA NOS RECEPCIONOU COM GROSSEIRIAS, FORA QUE O CHALÉ É QUENTE E TEM COCÔ DE BARATA, A PICINA ESTAVA SUJA COM CHEIRO ESTRANHO, O CASEIRO NÃO DEIXA FILTRAR A ÀGUA. CHEGAMOS LÁ POR VOLTA DA 22:OOHORAS NA SEXTA DE CARNAVAL SEM A CHAVE E SEM ENDEREÇO (QUE ACABEI PEGANDO NO SITE DELES PORQUE NA SEXTA-FEIRA NINGUEM MAIS ATENDIA)O CASEIRO ACHOU RUIM PORQUE ESTAVAMOS ENCOMODANDO

    ResponderExcluir
  6. caso um passaro venha a defecar em cima do sensor e bosta pra todo lado ? srsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O sensor é de chuva, não de bosta...

      Excluir
  7. utilizem o WD-40, onde tem ele no para-brisa a água não fica..

    www.centrocomercialtiradentes.com.br
    A melhor loja de departamentos da internet, aqui você realmente encontra qualidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O WD-40 é meio gorduroso. Por acaso quando pega sol não reflete e fica como se tivesse um óleo no para-brisa?

      Excluir
  8. oi , eu tenho um golf 2009 e tenho sensor de chuva mas ele esta desligado e não sei ligar ele , entao eu gostaria que voçé me

    ResponderExcluir
  9. Tenho um polo Sedan 12/12,sempre deixo a alavanaca do limpador no temporizador,quando desligo o carro e ligo novamente,e saio na chuva, o limpador só aciona se eu mover a alavanca, novamente.Isso é normal?ou esta com poblema.

    ResponderExcluir
  10. Acho que isso é uma proteção. Para evitar que o usuário esqueça de desligar a alavanca e o sistema do limpador fique ligado.
    Isso é utilizado em aparelhos eletrônicos quando desligados da tomada e religados voltam ao estado desligado para evitar acidentes.

    ResponderExcluir
  11. Tenho no meu 308, o sistema é muito bom, só que as vezes liga no maximo quando esta com pouca chuva.., mas sempre tem que ligar no modo auto toda vez que começa chover, isso é normal.

    ResponderExcluir
  12. mas e no caso de andar anoite q nao existe luz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não faz diferença. Porque o sistema utiliza o infravermelho.

      Excluir
  13. Tenho um Fluence com sensor de chuva e deixo sempre ligado, assim como o sensor crepuscular. Posso selecionar a sensibilidade, deixo sempre no mínimo, assim ele não liga por qualquer gotinha. Funciona muito bem, ainda não tive problemas...

    ResponderExcluir
  14. Só uma correção física:

    O nome do fenômeno é REFLEXÃO total e não refração!

    ResponderExcluir
  15. Tenho um Vectra que tive que trocar o para-brisa. Depois desta troca o sensor está funcionando mal. Pode ser a falta de gel? Quem trocou para mim disse que era normal mas sei que não é. Se alguém puder me ajudar eu agradeço. Um abraço! Ronaldo

    ResponderExcluir
  16. Tenho um Vectra que tive que trocar o para-brisa. Depois desta troca o sensor está funcionando mal. Pode ser a falta de gel? Quem trocou para mim disse que era normal mas sei que não é. Se alguém puder me ajudar eu agradeço. Um abraço! Ronaldo

    ResponderExcluir
  17. troquei o parachoques do meu fusion 2009 e o sensor de estacionamento paro de funcionar oq devo fazer pois estava funcionando blza antes de desprugla´los

    ResponderExcluir
  18. troquei o parachoques do meu fusion 2009 e o sensor de estacionamento paro de funcionar oq devo fazer pois estava funcionando blza antes de desprugla´los

    ResponderExcluir

Ocorreu um erro neste gadget