Pesquisa personalizada

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Como funciona o controlador de velocidade tipo pardal

Existem alguns tipos diferentes de controladores de velocidades utilizados pela fiscalização de transito e eles funcionam de forma diferente. Venho aqui explicar o funcionamento dos controladores tipo pardal.
Os pardais possuem 3 sensores colocados no asfalto, antes ou depois do poste onde está localizada a câmera, para tirar a foto da placa dianteira ou traseira.
No poste além da câmera, também tem o flash e uma caixa a prova de balas em que fica um microcomputador, onde roda um software para tirar e armazenar as fotos.
Existem alguns mitos nos pardais, como por exemplo o flash em que algumas pessoas dizem que ao passar em alta velocidade viram o disparo, como uma máquina fotográfica comum. Mas acontece que esse flash é infra vermelho e o seu disparo nós não conseguimos enxergar.
Outra questão é com relação aos 3 sensores, o primeiro deles detecta a presença do veículo e sempre tira a foto, o segundo e o terceiro que medem a velocidade e então é decidido se a foto será armazenada ou deletada. Os sensores são em forma de indutores, por isso o seu formato quadrado no asfalto. Por ser indutivo, ele mede a variação quando uma massa metálica passa por cima, por isso que motos pequenas não são detectadas pelo pardal.
A demora para aparecer a multa na nossa casa é devido as fotos ficarem gravadas no HD do micro, esperando que os funcionários recolham as fotos indo diretamente ao equipamento. Existem alguns pardais que se localizam perto de postos policiais e que possuem uma antena, nestes casos as fotos são transmitidas sem intervenção humana, somente se o micro travar, o que acontece algumas vezes.
Deixem seus comentários e se não concordam com minhas explicações, fiquem a vontade.

28 comentários:

  1. Oi Sarita,
    Interessante as suas explicações. Temos que ficar atento as esses pardais, senão seremos surpreendidos.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. VejaBlog
    Seleção dos Melhores Blogs/Sites do Brasil!
    http://www.vejablog.com.br

    Parabéns pelo seu Blog!!!

    Você está fazendo parte da maior e melhor
    seleção de Blogs/Sites do País!!!
    - Só Sites e Blogs Premiados -
    Selecionado pela nossa equipe, você está agora entre
    os melhores e mais prestigiados Blogs/Sites do Brasil!

    O seu link encontra-se no item: Blog

    http://www.vejablog.com.br/blog

    - Os links encontram-se rigorosamente
    em ordem alfabética -

    Pegue nosso selo em:
    http://www.vejablog.com.br/selo


    Um forte abraço,
    Dário Dutra

    http://www.vejablog.com.br
    ....................................................................

    ResponderExcluir
  3. Vou contar para meu irmão maluco que já tomou muitas multas.

    ResponderExcluir
  4. Oi Sarita!
    Tem um meme pra vc lá no meu blog...
    Bjs...

    ResponderExcluir
  5. bem interassante! as pessoas sempre falam sobre flash e dizer ver os disparos... agora entendo pq nunca vi algum! rs

    ResponderExcluir
  6. Gostei das informações postadas sobre os pardais. Mas gostaria que ajudasse a tirar uma dúvida?. Tempos atraz, passei por um destes equipamentos que regula a velocidade em 40Km, passei com velocidade menor, mas na ocasião, lembro que outro veiculo passou com velocidade superior.Fiquei preocupado, pois percebi que o sistema foi acionado. Tempos depois recebi multa, com fotografia somente do meu veiculo, o causador do problema não aparecia na foto. Junto ao orgão regulador, nada pude provar. Onde está a confiança nestes equipamentos.
    Silvio.
    Silvio.

    ResponderExcluir
  7. É, realmente não é muito confiável. Até porque a tecnologia empregada não é muito avançada e principalmente a manutenção e transporte das informações.
    falow.

    ResponderExcluir
  8. Gostaria de saber se técnicamente há uma velocidade máxima acima da qual o radar não consegue fazer a captura da imagem. Também gostaria de saber se há uma câmara registrando imagens continuamente.
    herbertrichert@terra.com.br

    ResponderExcluir
  9. José Maria Filho14 de junho de 2009 18:14

    Mas eu mesmo já vi o flash sendo disparado, como uma máquina convencional. Tava com o carro ainda sem placa e passei de propósito com velocidade superior.
    Isso não é mito!!

    ResponderExcluir
  10. Esse troço do flash existi sim, já vi e vejo quase todo dia esses flash diparando, dirijo o dia inteiro em Brasília, inclusive a noite é bem visível muito semelhante à máquina fotográfica tradicional.
    filethinho@hotmail.com

    ResponderExcluir
  11. Olá...gostaria de saber ..quanto tempo demora para a multa aparecer na consulta que faço com o numero do renavam..???levei uma multa em uma loombada eletronica ..obrigada !

    ResponderExcluir
  12. Oigalê Tchê!! Gostaria de saber se depois de tirar a foto do meu cavalo, se eu tocar fogo no poste da câmara fotográfica, se vai ficar armazenado a foto? Até quanto tempo depois posso lascar fogo?

    ResponderExcluir
  13. Eu também já vio tar frashe. Vinha eu no meu cavalo de Sampa, e deu uns deiz frashe. Cheguei até comentar com a véia: ´´ eita que vai chovê esta noite´´.!!!

    ResponderExcluir
  14. oi! você sita o funcionamento do controlador de velocidade tipo pardal, poderia me dize qual sao os outros tipo de controlador de transito e o funcionamento deles? e ate o circuito ou algo assim.
    gostei muito da explicação e tima um otimo intendimento!
    aah e onde eu vejo o seu poste sobre oq procuro?
    beijo

    ResponderExcluir
  15. Tem pardais que disparam flash sim, não é mito. Eu já vi vários.

    ResponderExcluir
  16. Olá, queria saber se ao passar no sentido contrario pelos sensores ele vai multar. Acontece que eu estava numa pista reversivel e passei acima do limite por eles.

    ResponderExcluir
  17. Aqui em Fpolis-SC ate meses atras, os pardais eram utilizados com flash luminoso! Mtas vezes nos viamos o clarao! Principalmente na Beira mar norte, onde sempre passava um apressadinho.. e dalhe foto de recordacao e uns $$$$$$$$$ jogado fora...

    ResponderExcluir
  18. Poderia me informar pelo 61 8423 6000 como driblar os pardais. Afinal, o objetivo com os pardais é driblar nosso dinheiro.
    MelhoroSuaMonografia.com.br

    ResponderExcluir
  19. É uma vergonha os governos ainda autorizarem pardais e radares. Sob o pretexto de segurança, esses equipamentos violam nosso direito de ir e vir. Além de produzir dano economico a população. A antiga lombada de asfalto e os vibradores tinham a mesma e boa função, mas não davam lucro as mafias dos radares e lombadas.
    Cadê a promotoria? Cadê a polícia federal?

    ResponderExcluir
  20. Tem um trecho q vc diz o seguinte:

    "Por ser indutivo, ele mede a variação quando uma massa metálica passa por cima, por isso que motos pequenas não são detectadas pelo pardal."

    Vc tem ideia de quantos quilos eh necessário para fazer um pardal detectar o veiculo?

    ResponderExcluir
  21. Pois é. Essa informação eu não tenho. Até porque se fosse divulgada abertamente alguém já teria inventado alguma forma de burlar.

    ResponderExcluir
  22. Pode a câmera voltada para um sentido capturar a imagem da via oposta ? É lícito ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lícito é, mas não funcional como descrito no post.

      Excluir
  23. Poço sem fundo de arrecadação e controle. Devem ser colocados em locais de risco e bem sinalizados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sou muito a favor da utilização de pardais e radares móveis. Porque quando estão funcionando me protegem da imprudência alheia.
      Se a pessoa de matar sozinha ou todos os ocupantes do seu carro pelo excesso de velocidade tudo bem, porque foi um risco que ele quis correr. Agora colocar em risco a vida de pessoas em outros veículos que não tem nada a ver com a situação é bem diferente.

      Excluir
  24. Contrate já o Melhor orientador!

    MelhoroSuaMonografia.com.br


    61 8423 6000

    ResponderExcluir
  25. É so tampar a placa

    ResponderExcluir

Ocorreu um erro neste gadget