segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Como funciona a cerca elétrica

Atualmente com o crescimento da violência, tem se utilizado da cerca elétrica sobre muros e grades, como uma proteção adicional contra a marginalidade. Afinal de contas essa cerca é realmente eficiente? Como ela funciona?
A cerca elétrica tem duas funções, a primeira é afugentar o invasor, aplicando uma tensão de aproximadamente 10 mil volts no sujeito de forma pulsante, com 60 pulsos por segundo. Para que o ladrão seja afugentado e não fique grudado na sua cerca, a corrente elétrica é muito baixa, por isso não é mortal, mas pode causar uma certa queimadura no local.
Para que a pessoa receba um choque é necessário ter um caminho para a corrente elétrica, se você segurar em uma fase de baixa tensão devidamente isolado nada irá ocorrer, mas como na cerca elétrica a tensão é muito alta, a isolação dos sapatos não é suficiente, ocasionando uma corrente elétrica em direção ao terra e sentida pelo meliante.
Outra forma é a proteção conta falta de energia, se alguém tentar cortar os fios, um alarme é disparado, da mesma forma acontece quando uma descarga elétrica é disparada contra alguém que encostou nos fios. Para que cortando a energia na residência a cerca não pare de funcionar, ela é alimentada por uma bateria. Como a corrente elétrica é muito pequena, uma bateria de carro pode durar muitas horas.
Como tudo na vida, para que seje eficiente, uma boa manutenção e cuidados são muito bem vindos para o funcionamento de sua cerca elétrica.
Então vou ficando por aqui, espero que tenha sido novidade para alguém.
Falow.